Quem Somos

• O SINDIMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina, fundado em 17 de outubro de 1985, é uma entidade sindical empresarial que visa o fortalecimento das indústrias.

• MISSÃO

"Até 2018 tornar Londrina e região um pólo da indústria metal-mecânica com empresas competitivas nos mercados nacional e internacional, por meio de soluções inovadoras, mão-de-obra qualificada, gestão atualizada, com crescimento sustentável, rentabilidade, responsabilidade sócio-ambiental e alianças estratégicas entre seus integrantes."

• DIRETORIA

O SINDIMETAL é administrado por uma Diretoria composta de 08 (oito) membros, mais um conselho fiscal, de 06 (seis) membros, e ainda, 04 (quatro) delegados representantes junto à FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O mandato em curso iniciou-se em 26 de Fevereiro de 2010. A gestão atual é presidida pelo empresário Valter Luiz Orsi.

ValterVALTER ORSI

Diretor Presidente

Empresa: Indusfrio - Indústria de Refrigeração Ltda.

AryARY SUDAN

Vice Presidente

Empresa: Rondopar Energia Acumulada Ltda.

AlbertoALBERTO RAPCHAM

Diretor de Relações Sindicais

Empresa: Indrel – Indústria de Refrigeração Londrinense Ltda.

AndréANDRÉ BEARZI

Diretor Tesoureiro

Empresa: AESA – Automolas Equipamentos Ltda.

EdsonEDSON DE ANGELI

2º Tesoureiro

Empresa: Cromadora Londrinense Ltda - ME.

RogerioROGÉRIO CRUZ MOREIRA

Diretor Secretário

Empresa: Rota Indústria Ltda

Marco AntonioMARCO ANTONIO BOMTEMPO

2º Secretário

Empresa: Jumbo Tratamento Térmico e Ind. Mec. Ltda.

Marcus ViniciusMARCUS VINICIUS GIMENES

Ruth dos SantosRUTH DOS SANTOS

Serviços gerais

• ATIVIDADES ECÔNOMICAS

O Estatuto vigente abrange as categorias econômicas e profissionais representadas pelas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico.

• Nossa Base Territorial:

Abatiá, Alvorada do Sul, Andirá, Assaí, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambará, Cambé, Carlópolis, Centenário do Sul, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Curiúva, Figueira, Florestópolis, Guapirama, Guaraci, Ibaiti, Ibiporã, Itambaracá, Jaboti, Jacarezinho, Jaguapitã, Japira, Jataizinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Leópolis, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Quatiguá, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Sertanópolis, Siqueira Campos, Tamarana, Tomazina, Uraí e Wenceslau Braz

• Abrangência das Relações Trabalhistas:

No aspecto trabalhista, mantém contato e celebra convenções e acordos com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina, sendo a data-base da categoria 1º de dezembro. Além deste Sindicato Profissional, também são estabelecidas negociações com Sindicatos dos desenhistas, Técnicos de Segurança, Motoristas, entre outras categorias diferenciadas e organizadas em sindicatos. Assim, a legislação a ser observada pelas empresas, especificamente na área de relações do trabalho, consiste na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), legislação esparsa afim e as Convenções Coletivas de Trabalho.

• Associação:

A partir da Constituição Federal de 1988, a associação é opcional. O objetivo principal do associativismo é a união de forças em busca da geração de benefícios comuns, nos níveis econômicos, sociais e políticos.

• Empresas Associadas:

As empresas associadas recolhem para o Sindicato Empresarial, TRIMESTRALMENTE, o valor equivalente a 10% do piso da categoria vigente. Como a Associação é opcional, este recolhimento somente é devido pelas empresas que optam por se associar.

• Empresas Representadas:

São aquelas representadas pela Entidade em função de sua localização territorial e categoria econômica. Para estas, é determinado o pagamento único e exclusivo da Contribuição Sindical. Tal contribuição é imposta pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), artigos 578 e seguintes, e tem seu valor calculado em função do capital social da empresa, sendo fiscalizada pelo órgão regional do Ministério do Trabalho. Além da contribuição compulsória, a Entidade conta ainda com mais uma contribuição, a qual é prevista no art. 513, alínea E, também da CLT, denominada Contribuição Assistencial; esta, tem seus valores fixados por Assembléia Geral.

• SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ENTIDADE

• • Assessoria Jurídica e Trabalhista – Advocacia Grassano & Associados
      • • Celebração de Convenções Coletivas de Trabalho, Acordos e Aditivos com o Sindicato Profissional;
      • • Colônia de Férias em Guaratuba, com preços especiais;
      • • Conciliação entre Empresa e Sindicato Profissional;
      • • Convênio de Saúde – SECONCI;
      • • Defesa de interesses e representatividade das empresas do Setor.
      • • Disponibilização de salas para Eventos e Reuniões;
      • • Programa de Banco de Dados de Cargos e Salários
      • • Programas, Treinamentos e Palestras de Capacitação Empresarial;
      • • SEBRAETEC – Tecnologia sob medida para pequenas empresas
      • • Serviços de Consultoria individual e em grupo;
      • • Serviços de laboratório de calibração de instrumentos de medição;
      • • Visitas técnicas e Visitas a Feiras do setor, nacionais e internacionais;

Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina ® , 2008

Rua Santa Catarina, 50 - 25º andar, Ed. Oscar Fuganti, Centro - Cep: 86010-470 Fone/Fax: (043) 3337-6565